sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Toile de Jouy

Bom dia, depois de muitos dias sem me dedicar ao blogue.

Esta vida de mãe, dona de casa e decoradora deixam-me pouco tempo para fazer outras coisas que gosto tanto...como blogar. Também confesso que por vezes não consigo gerir bem o meu tempo, se alguém tiver aí um esquema que eu possa adoptar por favor partilhem comigo. Por vezes planeio tudo... às tantas horas isto, às tantas aquilo...mas sai quase sempre furado.

Bem, lá estou eu a perder tempo... vamos ao que interessa!

TOILE DE JOUY

Pronuncia-se "tuá dú juí" e é um tipo de pintura em tecido que nasceu em França em 1760, criado por Christophe-Philippe Oberkampf, na cidade de Jouy-en-Josas. Esta cidade foi escolhida pelo seu rio Bièvre, que flui para o Sena (Paris), que possuí qualidades químicas para lavar roupas. 

Considera-se um dos tecidos mais importantes do século XVIII e deixou o seu nome na história da arte decorativa. Originalmente em algodão ou linho branco, branco acinzentado ou amarelado com desenhos que descrevem a vida campestre da época como piqueniques, flores, pássaros... Os tecidos eram estampados através de uma placa de cobre e os pormenores eram feitos à mão. 

Mais tarde foi desenvolvida a técnica de gravação em cilindros de cobre. A fábrica chegou a receber o título de "manufacture Royale" e foi visitada por Napoleão Bonaparte. Posteriormente outras fábricas que utilizavam os mesmos padrões foram abertas em diversas regiões de França, mas a fábrica do Barão de Oberkampf foi fechada em 1843 e, infelizmente, a maior parte dos cilindros de cobre com as estampas originais e uma riqueza de detalhes inigualável desapareceram no curso dos anos e das guerras. Hoje só restam em França 14 destes cilindros que perpetuam a história deste estilo que é um clássico provençal francês.

Hoje em dia o nome serve para identificar o padrão e é mais usado em tecidos e papel de parede mas aparece com novas interpretações como aplicação em outras superfícies, objetos, roupas. 












Geralmente os ambientes com toile de jouy são clássicos, românticos e delicados.


















Eu estou apaixonada por este padrão.

Gostaram?

Então aguardem para ver um trabalho que estou a realizar.

Beijinhos e até ao próximo post...




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por me seguires, adorava saber a tua opinião sobre este post.

Beijinho